Doações

Município vai doar material de construção

População poderá ajudar em projeto que irá atender famílias em situação de vulnerabilidade

Jô Folha -

A prefeitura inicia em breve o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade, que residam em moradias precárias ou as tenham perdido, para participarem do projeto Banco de Materiais. A proposta é disponibilizar material de construção e acompanhamento técnico da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) e da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) durante todo o processo, ou seja, desde a entrega das doações até a conclusão da obra.

A reconstrução ou reforma das moradias será viabilizada com material arrecadado em campanhas lançadas especificamente para angariar sobras de obras particulares, empresas e olarias. No depósito da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) já tem portas, janelas, sanitários e cubas retirados de escolas municipais que receberam melhorias, informou o secretário da Habitação, Ubirajara Leal.

Também é ajustada parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para cedência de imóvel em desuso que possa servir de depósito e local para a realização de oficina de restauro e esquadrias. Por enquanto, tudo o que for arrecadado ficará na Smop. O lançamento do Banco de Materiais ocorreu na segunda-feira (4), na nova sede da SHRF, localizada na rua General Osório, 457.

A prefeita Paula Mascarenhas salientou que a Secretaria da Habitação tinha de estar em um espaço qualificado para receber os cidadãos, pois o titular do órgão é o que mais atende pessoas e precisava oferecer um local adequado para a equipe e a população. A chefe do Executivo destacou ainda a importância do projeto lançado. “Quem conhece a periferia fica estarrecido com as condições de moradias. É um déficit habitacional que precisamos combater”, disse.

Além dos programas de regularização fundiária e Minha Casa, Minha Vida, e do Banco de Materiais, a prefeitura pretende, por meio do Arquiteto de Família, proporcionar a visão técnica de arquiteto da UFPel na aplicação do material de construção cedido às famílias. Paula citou também a inclusão de Pelotas no Cartão Reforma, programa com recursos direcionados especificamente para melhorias residenciais, liberados pela Caixa Econômica Federal.

“Morar bem muda a autoestima e o governo quer ajudar nessa condição primária de vida. Só vale a pena enfrentar desgastes e algumas frustrações quando a gente percebe que pode mudar a vida das pessoas para melhor”, enfatizou a prefeita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O ensino resgata a terceira idade Anterior

O ensino resgata a terceira idade

Próximo

Conserto na rede causará falta d’água na Sanga Funda e Arco-Íris

Deixe seu comentário